Dublin Day Trip - Howth

15:18


Como já disse em outro post,  eu sou uma pessoa de água. A Irlanda, por ser uma ilha - mas não só por isso - também é um país bastante influenciando pelas águas. Então uma vez que Eu e Irlanda, Irlanda e Eu, nos juntamos eu já estava esperando por um maremoto. Mas o que eu encontrei na verdade foi calmaria e tranquilidade, e poucos locais me remetem tanto a essa sensação como Howth.


Howth é uma península a cerca de 15km ao norte de Dublin, uma antiga vila de pescadores que hoje abriga uma tranquila área residencial e portuária. Você pode chegar lá com um ônibus comum (farei uma lista dos ônibus num futuro não distante)  ou de Dart, o trem intermunicipal. Ambas opções baratas, ambas tranquilas.

Uma vez lá, próximo as estações de trêm e ônibus se encontra a área mais comercial da península,  com feiras, o porto em si e inúmeros restaurantes de comidas marinhas. Eu não sou uma pessoa de acordar cedo então cheguei por volta das 11h, e sabendo se tratar de um local com trilhas para caminhadas levei comidinhas e água na mochila e parti para minha aventura marítima em terra.


O local, simplificando bem o mapa, consta com um interior com morros e vegetação nativa, bairros residênciais, e as principais estradas circundando a península. E por esse interior, cerca de 4 opções de trilhas podem ser feitas, passando por diferentes pontos. Eu gosto de andar, então decidi fazer a maior! Mas eu também não era boa navegando mapas turísticos e físicos na época (eu fiquei melhor!) e sou facilmente conquistada por uma rota que parece legal,  mesmo estando fora do meu caminho, então eu obviamente me perdi.


Já fazem quase 5 anos de formação dessa memória mas eu me lembro ter passeado por trilhas lindíssimas  de vegetação aberta ou fechada, me lembro também de ter cruzado uma escola infantil local em horário de saída dos alunos e achar a coisa mais fofinha, passei por mais de 2 e menos de 5 igrejas,  todas com visuais antigos, uma certamente era uma ruína, com um cemitério igualmente antigo ao lado, entrei em somente uma delas. Lembro de ter procurado por algum tempo a entrada do castelo,  mas desistir por achar, baseado em análises totalmente arbitrárias, que ele estava muito longe e custaria muito dinheiro e tempo visita-lo. Andei por inúmeras ruas residênciais fofinhas, e achei a casa da minha vida mais de uma vez, em locais diferentes. Pedi informações para moradores locais que foram muito simpáticos e me ofereceram para me levar de carro ao meu destino,  mas eu nem tinha um destino e só queria continuar andando, mas com alguma noção de onde estava. Neguei educadamente o convite e eles pareceram felizes ajudando uma turista a explorar o bairro deles. Entrei, sem querer, numa propriedade privada num trecho que achava ser da trilha, fui julgada visualmente, mas em silêncio por um senhor que parecia acostumado com turistas se perdendo em seu terreno. Falhei em achar uma trilha que me levaria à vista do farol e dos cliffs. Mas achei uma torre antiga e abandonada que parecia vinda de um conto de fadas sobre marinheiros! Assisti ao por do sol no porto de algum ponto que hoje, e mesmo na época,  seria incapaz de localizar exatamente no mapa.

Chegando de volta ao centrinho turístico terminei o dia jantando a beira mar num dos restaurantes que ainda sustentam os pescadores que ainda insistem na prática. O peixe estava fresco e delicioso. O barulho do mar ao anoitecer super tranquilizante,  e clima da vila já se preparando para dormir.


Durante toda essa aventura alguém me disse entre contos sobre a história do local - que envolve igrejas, piratas, vikings e barões - que no passado, quando a maré subia ou tempestades aconteciam, Howth ficava inacessível via terra,  se tornando uma ilha em que os moradores se acostumaram a não querer deixar, com medo de não poderem voltar sempre que desejassem. Passando o dia lá, mesmo sem maré alta eu entendi esse sentimento, e foi com muito esforço que fui embora, prometendo voltar para passar mais tempo!

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por seu comentário! :)

Popular Posts

Postagens mais visitadas