In featured

Autoestima!!

Você já se perguntou como se sente no meio em que vive e no que isso pode influenciar a sua autoestima? 

Psicólogos da linha comportamental consideram que a baixa autoestima tem origem no controle aversivo do comportamento, quando todas ou a maior parte das atitudes do indivíduo são criticadas, desencadeando inibição e medo de se expor (comportamento de fuga e esquiva). O sujeito se considera inferior e despreparado para a competitividade existente no mundo, desenvolvendo sentimentos negativos em relação a sua pessoa, quando observado e julgado pelos grupos sociais a que pertence.
O autoconceito está diretamente relacionado à autoestima. A autoestima é uma forma de medir o autoconceito. O autoconceito diz respeito às diversas faces da imagem do indivíduo. Já a autoestima corresponde à sua autoavaliação, isto é, como o indivíduo se coloca frente ao mundo e os sentimentos como se vê.
* Trecho tirado do artigo Autoestima, conceitos correlatos e avaliação (2013). 
  
Achei muito interessante compartilhar este trecho com vocês, pois entender de onde vem o que nos faz sentir pra baixo é muito importante e como nos vemos diante de algumas situações. Já me desfiz de muitas amizades por me achar inferior, ou como no texto da semana passada por me "gabar" e até mesmo medo de ser criticada, sendo que na verdade tudo se dá na origem da baixa autoestima. Devemos estar com pessoas que nos fazem bem, que não vão julgar nosso comportamento, que possamos falar o que queremos, pois se pensarmos ao contrário realmente tem algo errado dentro de nós. Nos sentir bem em todas as relações é muito importante para nosso bem estar físico e mental. 
Eu resolvi viver bem comigo mesma, me aceitar e assim ter amizades sinceras, verdadeiras em sentimento e assim tudo se torna mais fácil e leve. 

Como você acredita que deva viver em suas relações externas e com o seu íntimo?!

Até semana que vem!! 

Beijos 
Gaby 

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário! :)