In autoestima featured

Autoimagem: O que realmente somos e o que nos foi imposto

                                                             


Autoimagem é um forma do sujeito se ver, com informações que foram oferecidas e algumas vezes impostas ao seu comportamento, à sua aparência física e à sua produção cognitiva. ( trecho tirado do texto Autoestima, conceitos correlatos e avaliação da Revista Equilibrio) 

A partir deste trecho você consegue se identificar? 
Acredito que todos nós, não é mesmo?! 

Muitas vezes fazemos algumas coisas e depois paramos para analisar e percebemos que estamos repetindo padrões, nos vestindo como os outros querem, pesando os quilos que as modelos tem, ou pelo menos nos exigindo ter o corpo delas, etc. Claro que se há identificação com o que o outro veste, não tem porque ficar se punindo por isso, o interessante é avaliar se isso é realmente seu ou apenas você está querendo "imitar". 

Eu já tentei ser muito magra, mas percebi depois de ir no médico e nutricionista, não tem como eu pesar 45 quilos pois a minha estrutura é larga. Então claro depois de entender o que é autoestima que analisei e percebi que eu estava me torturando para ter algo que eu nunca terei, apenas pelo fato de alguém impor isso. Hoje me alimento muito melhor, faço exercícios para minha saúde, não porque tenho que estar magra para provar isso pro mundo. 

Não é fácil muitas vezes perceber o que gostamos ou o que nos foi imposto no começo, mas entenda melhor do que você gosta em você, do que te faz feliz, o que te dá prazer em ver e realizar. Tudo o que é sacrifício, causa dor, não é bom para o nosso corpo e mente. 

O que você pode fazer hoje para melhorar sua autoestima amanhã?!

Agradeço de coração por estar aqui aprendendo junto comigo. 
Até semana que vem!! 
Beijos 
Gaby 









Related Articles